Município de Nampula realiza campanha de caracterização e quantificação de resíduos sólidos

A reutilização de materiais para a fabricação de novos produtos ou de nova matéria-prima é de extrema importância para a sociedade.

0
270

MUNICÍPIO DE NAMPULA REALIZA CAMPANHA DE CARACTERIZAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

No âmbito da melhoria do processo de planificação com vista a alocação de meios e recursos humanos na gestão dos resíduos sólidos urbanos, a empresa
Municipal de Saneamento de Nampula (EMUSANA) com o apoio do Programa de Desenvolvimento Municipal (PRODEM), estão a levar acabo um estudo científico com vista a identificação e quantificação do tipo de lixo produzido na zona urbanas e periféricas da cidade. A caracterização de resíduos consiste na separação por tipo de resíduo descartado por empresas e pessoas, e neste processo foram definidas 25 categorias onde temos a destacar: papéis, plásticos, metais e vidros. Este processo vai permitir saber em media o tipo de lixo produzido diariamente o que pode contribuir para atrair potenciais investidores que estejam interessados no reaproveitamento de parte desse resíduo produzido.

A reutilização de materiais para a fabricação de novos produtos ou de nova matéria-prima é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e econômia de Nampula, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios, não só como também para o desenvolvimento sustentável do planeta.

“Actualmente o munícipio pode estar a fazer a colecta de lixo em algumas zonas usando contentores, mas com esse estudo será possível ver que tipo de meios poderão ser usados em cada bairro para recolha de lixo com base nos tipos de resíduos e isso poderá eventualmente atrair potenciais investidores. Essa iniciativa é nova nos municípios e Nampula é o município pioneiro a nível da regiao Norte do pais”, disse Leonel Simango, consultor responsável pelo estudo.