Intervenção do Exmo. Senhor Mahamudo Amurane por ocasião das celebrações do dia 7 de Setembro de 2017

0
257

EXCELÊNCIA SENHOR GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA
EXCELENTÍSSIMO SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE NAMPULA;
SENHORES DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, AQUI PRESENTES;
DIGNÍSSIMOS MEMBROS DO GOVERNO PROVINCIAL;
EXCELENTÍSSIMOS MEMBROS DO GOVERNO MUNICIPAL;
EXMOS SENHORES COMBATENTES DE LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL;
SENHORES REPRESENTANTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS;
SENHORES REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS;
ILUSTRES CONVIDADOS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;

Em nome do Conselho Municipal da Cidade de Nampula e em Meu nome pessoal, endereço as saudações calorosas a todos os presentes, em especial aos combatentes da luta de libertação nacional pela celebração do dia 7 de Setembro, o dia dos acordos que pôs fim à luta armada contra o colonialismo português.
Ao celebrarmos o dia da liberdade elevamos a história à memória dos fundamentos da nação moçambicana emergente da liberdade, mas também lembramos com humildade e honra aos heróis da luta de libertação nacional, os verdadeiros construtores do projeto que nos orgulha da unidade nacional.
O dia 7 de Setembro de 1974 simboliza um marco da liberdade do nosso povo, mas também um marco de uma outra luta sem fim, para o projeto do desenvolvimento do povo moçambicano num ambiente em que as diferenças são vistas como âncoras de promoção de ideias inovadoras e o respeito mútuo é tido como a base da estabilidade social.
Excias,
Minhas Senhoras e meus Senhores

A melhor honra que devemos ter aos nossos heróis que nos proporcionaram a vitória da luta de libertação nacional insere-se na valorização da história da independência nacional, nos engajando ao trabalho em prol do nosso desenvolvimento e sempre presente o foco na união do povo como fizeram os combatentes de libertação nacional.

Os desafios do trabalho de hoje são relativos aos valores humanos cada vez mais decadentes, à cultura de paz na nossa sociedade, à estabilidade social e económica para o desenvolvimento sustentável das instituições públicas e privadas. As celebrações do dia 7 de Setembro de hoje se inserem também nas celebrações do ambiente de paz que todo o povo moçambicano vive e almeja perdurar por anos indefinidos, mas também almeja irradiar nos corações de todos os moçambicanos, principalmente nos das crianças e nos da juventude, para que o ambiente de paz faça parte da nossa cultura, por isso temos o dever de aclamar o espírito pacifista na solução de todos os nossos conflitos.

Viva os Combatentes da luta de libertação nacional, viva o dia 7 de Setembro.
Muito Obrigado