Município de Nampula organiza workshop sobre planificação na óptica de género

Mahamudo Amurane, agradeceu a parceria do projeto MUVA na organização do workshop, saudando de forma especial a presença honrosa da Edil de Marrupa, Marta Romeu, que partilhou a experiência das mulheres lideres da Vila Municipal de Marrrupa, na província do Niassa

0
77

O Conselho Municipal de Nampula, em parceria com o projeto MUVA, reuniu Vereadores, Diretores e Técnicos do Conselho Municipal para uma reflexão prática e teórica sobre a planificação na óptica de género, que teve lugar no Salão Nobre do Conselho Municipal nos dias 12 e 13 de Setembro de 2017.

Na ocasião, dirigindo-se aos participantes o Presidente do Conselho Municipal,Mahamudo Amurane, agradeceu a parceria do projeto MUVA na organização do workshop, saudando de forma especial a presença honrosa da Edil de Marrupa, Marta Romeu, que partilhou a experiência das mulheres lideres da Vila Municipal de Marrrupa, na província do Niassa.

“Devemos assumir todos nós e por em prática os conselhos que daqui virão e partilhar com liberdade para se avançar com um projeto real de mudança. Gostaria que ao fim desse processo tivéssemos mulheres presidentes de associações que conduzirão todo processo de limpeza ao nível da nossa cidade, que tivéssemos líderes a nível dos mercados em que sejam elas a liderar os processos de gestão, são resultados reais que almejamos frutos neste Seminário. Mas também queremos que estas mulheres venham conviver de igualdade com os homens, não queremos substituir os homens em lugar das mulheres, antes pelo contrário, este projeto tem como a finalidade cuidar, porque se nós todos estivermos a desenvolver de forma igualitária, naturalmente o desenvolvimento será maior e melhor. Por isso, às mulheres que vão conduzir esses processos, desejo sucesso e contem com meu total apoio”. Sublinhou Amurane durante a sua intervenção.

Recorde-se que nos dias 28 e 29 de novembro, o Município de Nampula participou em Maputo na cimeira de boas práticas promovido pela Gender Links Moçambique na qual recebeu o prémio do melhor município.

MUVA é um programa que trabalha para assegurar um futuro melhor, para jovens mulheres de bairros urbanos em Moçambique. Reconhecendo as persistentes barreiras que limitam o acesso a trabalho decente, trazemos projectos inovadores que ajudam as raparigas a preparar-se para o mundo do trabalho, criando a confiança e visão de que necessitam para procurarem emprego e encontrarem soluções alternativas de trabalho ligadas às suas habilidades e aspirações.