Município de Nampula Conselho Municipal de Nampula Gabinete do Presidente

Em nome do Conselho Municipal da Cidade de Nampula e em Meu nome pessoal, endereço as saudações calorosas a todos os presentes, em especial as Forças Armadas de Defesa de Moçambique pela celebração do 25 de Setembro, o dia que se celebra o inicio da Luta Armada de Libertação Nacional

0
304

INTERVENÇÃO DO EXMO. SENHOR MAHAMUDO AMURANE, PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DE NAMPULA POR OCASIÃO DO DIA DAS FADM NA CIDADE DE NAMPULA.

SENHOR GOVERNADOR DA PROVÍNCIA DE NAMPULA, EXCELÊNCIA;
SENHORES DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, EXCELÊNCIAS;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL;
MERITÍSSIMOS JUÍZES DOS TRIBUNAIS JUDICIAL, ADMINISTRATIVO E FISCAL;
EXCELENTÍSSIMA SENHOR PROCURADOR PROVINCIAL DE NAMPULA;
DIGNÍSSIMOS MEMBROS DO GOVERNO PROVINCIAL;
EXCELENTÍSSIMOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA PROVINCIAL;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL;
EXCELENTÍSSIMOS MEMBROS DO GOVERNO AUTÁRQUICO DE NAMPULA;
EXCELENTÍSSIMOS MEMBROS DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE NAMPULA;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR COMANDANTE DA ACADEMIA MARCHAL SAMORA MACHEL EM NAMPULA;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR COMANDANTE DA POLICIA NA PROVÍNCIA DE NAMPULA;
EXCELENTÍSSIMO SENHOR ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE NAMPULA;
SENHORES REPRESENTANTES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, UNILURIO, UP E UCM;
PREZADOS COMBATENTES DA LUTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL;
ESTIMADOS REPRESENTANTES DAS ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS;
ESTIMADOS REPRESENTANTES DOS PARTIDOS POLÍTICOS;
ILUSTRES CONVIDADOS;
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES;
CAROS MUNÍCIPES

Em nome do Conselho Municipal da Cidade de Nampula e em Meu nome pessoal, endereço as saudações calorosas a todos os presentes, em especial as Forças Armadas de Defesa de Moçambique pela celebração do 25 de Setembro, o dia que se celebra o inicio da Luta Armada de Libertação Nacional.
Foi a 25 de Setembro de 1964, que um grupo de nossos irmão, sacrificando a sua juventude, decidiram romper com as privações, fazendo valer anos depois os direitos de liberdades de Moçambicanos.
Hoje somos uma Nação verdadeiramente livre, não só da dominação estrangeira, mas também do medo de dar passos em frente na prossecução de uma nação cada vez mais solidária para uma vida melhor.
Encontramos no espírito dos combatentes de luta, um genuíno sentido nacionalista de ver resgatada a dignidade do povo moçambicano com o alicerce de Unidade Nacional baseado no respeito mútuo no trabalho e na justiça social.

Os continuadores da luta pela liberdade do homem moçambicano são todos os moçambicanos que compreendem fazerem parte de um País Uno e indivisível e que o desafio maior consubstancia-se na liberdade de acção sem descurar o cumprimento da Lei.
Caros compatriotas é nosso entendimento que podemos ultrapassar quaisquer desafios na busca do progresso da nossa sociedade, se continuarmos unidos e mobilizados para o trabalho.
Entendemos ainda que sem uma autonomia econômica não seremos dignos de uma liberdade efetiva, nem dignos de uma nação que tenha autoestima como se preza.
É pois inspirado neste espírito e na nossa identidade própria que encorajamos a todos os munícipes na luta em prol do desenvolvimento e da melhoria das condições de vida através do trabalho.
Hoje mais do que nunca, celebramos esta data na convicção de que os destinos deste município dependem da nossa entrega abnegada ao trabalho e ao respeito de bem servir aos nossos concidadãos.
Viva as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, viva o dia 25 de Setembro.
Muito Obrigado