Paulo Vahanle participa na 3a Conferencia Internacional Sobre Assentamentos Informais

EM BRUXELAS

0
32

O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, Paulo Vahanle, participa de amanhã até o próximo dia 16 de corrente mês em curso em Bruxelas, Bélgica, na 3a Conferência Internacional Tripartida sobre a Transformação das Cidades do Grupo do Caribe Africano e do Pacífico.
A conferência realiza-se no âmbito do diálogo político global do Programa Participativo para a Melhoria dos Assentamentos informais (PSUP), do projecto UN Habitat, implementado em 190 cidades de 40 países nas regiões ACP e, financiado pela Comissão Europeia.
Espera que a conferência aconteça numas das favelas de Bruxelas, e serão discutidos assuntos ligados a investimentos em grande escala.
Esta conferência basear-se-á nas declarações de Rabat (2012) e Kigali (2013), segundo as quais os Governos do PSUP demonstraram vontade política para mudar a realidade urbana, olhando para o futuro, a agenda de parceria tripartida nos países ACP, assegurando cidades inclusivas e prósperas com igualdade de oportunidades e melhor habitação para os pobres urbanos.
Além disso, a Conferência apresentará oportunidades para fortalecer ainda mais as redes, intercambiar conhecimentos e realizar reuniões bilaterais de aprendizagem Sul-Sul, Norte-Sul e triangular, e criará novas colaborações e parceria.
No referido coloquio alguns especialistas trocarão ideias sobre inovações, parcerias, desafios e histórias de sucesso de investimentos inclusivos e integrados em urbanização das zonas de assentamento informal e de habitação.
Espera que haja mesas-redondas de alto nível em que participará o edil de Nampula, Paulo Vahanle, onde incluirão recomendações de políticas e compromissos para a melhoria de vida das zonas com assentamento informal no caso de vários bairros da cidade de Nampula.
Recorde-se que o programa participativo para a melhoria dos assentamentos informais (PSUP), da UN Habitat, financiou em mais de vinte nove milhões e setecentos e quarenta e sete milhões de meticais para a construção de duas pontecas e estradas e varias fontenárias nas Unidades Comunais 7 de Abril e Josina Machel no bairro de Muhala.