33 C
Nampula, MZ
0, 13 Dezembro, 2017

A definição da Missão, Visão, Valores e Objetivos Estratégicos do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, visa estabelecer o rumo estratégico que deverá ser preconizado pelo Conselho Municipal no horizonte temporal de médio-longo prazo.

A utilidade destas ferramentas justifica-se pela importância de clarificar o papel do Município, no desempenho das suas tarefas de dinamização do tecido social, cultural, económico e desportivo, bem como, ajudar à reflexão sobre os caminhos a trilhar tendo em vista o progresso da Cidade de Nampula e o bem-estar de toda a sua população.

 

Visão

O Conselho Municipal de Nampula tem como visão construir um município centrado nas pessoas, tornando-o numa referência ao nível da África Austral, nas áreas da coesão social, solidariedade e inclusão social, mas também, numa cidade preparada para ganhar os desafios da competitividade, empreendedorismo, inovação e modernidade, num quadro de um desenvolvimento sustentável.

Missão

O Concelho Municipal de Nampula tem como missão definir e executar politica, que visem a defesa dos interesses e a satisfação das necessidades da população local.

Neste sentido, trabalha arduamente para promover o desenvolvimento inclusivo do município em todas as áreas, designadamente, ação social, habitação, ambiente e saneamento básico, ordenamento do território e urbanismo, transportes e comunicações, abastecimento público, desporto e cultura, saúde, educação e a defesa do consumidor, sempre de forma solidária e com total transparência.

 

Valores

TransparênciaO Conselho Municipal de Nampula pauta-se pela exigência de elevados padrões de ética, combatendo todas as formas desonestidade e de baixos níveis de transparência, no funcionamento de todos os serviços. O CMCN está emprenhado em informar e prestar contas da sua atividade, monitorizar e avaliar o seu desempenho, submetendo-se ao escrutínio externo das entidades competentes e principalmente, da população local.

Trabalho – O Conselho Municipal da Cidade de Nampula propõe-se agir com responsabilidade e profissionalismo por forma a alcançar os seus objetivos, gerindo de forma correta e transparente os recursos disponíveis. Assume como preocupações centrais o ordenamento do território, a limpeza da cidade, num quadro de aumento da produtividade dos serviços.

Inclusão – A principal riqueza do Município de Nampula é a população, na sua diversidade religiosa, cultural, étnica, de género e de idade. O Conselho Municipal de Nampula valoriza a diferença como fonte de criatividade, inovação, empreendedorismo e competitividade, numa lógica de democracia participativa. É esta diversidade que pode constituir-se como um fator de inovação nas políticas sociais, educativas, culturais e económicas, através da eliminação de barreiras à igualdade de oportunidades no acesso a padrões dignos de qualidade de vida para todos.

 

Solidariedade – O Conselho Municipal da Cidade Nampula é o órgão responsável por mobilizar as comunidades nacionais e internacional para atender às questões e necessidades sociais locais. O serviço público deverá ser efetuado com espírito de missão, dedicação, lealdade e solidariedade, valorizando a cidadania. Compete ainda ao CMCP a promoção da inclusão social por meio da capacitação, da assistência e do voluntariado.

 

Objetivos Estratégicos

Planeamento urbanístico e ordenamento do território.

Reforço do desenvolvimento económico e da sustentabilidade

Dinamização cultural, socioeducativa e do empreendedorismo

Formação contínua, por forma a progressivamente melhorar a eficiência e eficácia dos serviços municipais.