Assinala-se aos 26 de Junho, dia Internacional de Luta contra o Tráfico e Consumo Ilícito de drogas, evento dirigido pelo secretário de estado de Nampula, Jaime Bessa Neto, na sala de reuniões da Assembleia Provincial.
O secretário de estado disse que o trabalho de sensibilização e combate deste mal, deve ser rotineiro, para evitar focos de circulação de estupefacientes na província de Nampula.
O Secretário de Estado acrescentou que Nampula é um corredor de drogas e apelou aos jovens para que não dependam apenas das oportunidades oferecidas pelo governo. Ele destacou que muitos jovens são exemplos de proactividade e resiliência, encontrando seus próprios caminhos para o sucesso e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.
O Conselho Municipal de Nampula, esteve representado pelo vereador do Pelouro de Transportes, Comunicação e Tecnologia, Carlos Furumula, que reafirmou o compromisso da edilidade, de trabalhar junto das autoridades e organizações da sociedade civil, na luta contra a dependência e combate ao tráfico de drogas.
’’Acreditamos que a prevenção é a chave para proteger os nossos jovens, que são o futuro da nossa cidade e do nosso país. Através da educação, do diálogo aberto e da promoção de estilos de vida saudáveis, podemos fortalecer a resiliência das nossas comunidades e reduzir a vulnerabilidade ao consumo de drogas’’, sublinhou Furumula, na sua intervenção.
Uma mãe compartilhou o testemunho doloroso de seu filho, que luta contra o vício há mais de uma década. O jovem, que se viu envolvido no mundo das drogas devido a más influências e falta de oportunidades, serve como um alerta sobre a importância da prevenção e do apoio familiar.
Um psicólogo presente no evento detalhou os mecanismos de acção das drogas no organismo, suas classificações e os casos clínicos mais comuns. Ele enfatizou a vulnerabilidade de jovens e adolescentes, que muitas vezes são atraídos pela falsa promessa de prazer e fuga da realidade oferecida pelas substâncias ilícitas.
A mudança é agora!